O webmaster volta a me cobrar a biografia. É preciso incluÍ-la aqui, ele me diz. Minha biografia. Sounds strange. Cheira a coisa pedante, pretensiosa, presunçosa.
Que imponência tenho eu para deixar aqui registrada a minha biografia? Bios "vida" + graphé, és "escrita, descrição". O relato, a descrição da minha vida. Mas, pensando bem ... who cares? Que importância tem essa informação para as pessoas de fora do meu mundinho, que significância posso ter em relação a todos e tudo mais que existe, que relevância posso ter, por exemplo, em comparação com a árvore que me deixou sair na foto junto a ela, na imagem ao lado?
Alguém pediu àquela sumaúma que dissesse onde nasceu, há quantos anos, quantos metros de altura ela tem, quantos de diâmetro tem seu tronco, coisas assim? E no entanto, vejam a insignificância do homem diante daquela força da natureza, no caso uma gigantesca árvore amazônica, em Belém do Pará.
Está bem, a biografia. Nada de impressionante para contar. Nasci em Lisboa, Portugal, em 1939 (façam as contas mas, por favor, me poupem o "Mas não parece!"...). Vim para o Brasil com meus pais aos 13 anos, vivo desde então na Cidade Maravilhosa (que, na época, era ainda mais maravilhosa).
Aqui terminei meus estudos, me formei, trabalhei, construí a minha família, iniciei, cultivei e renovei uma bela rede de amizades, aqui escrevi meus livros, plantei minhas árvores, criei meus filhos, mimei meus netos . Tudo isso, bem entendido, é no present perfect, já que as ações foram iniciadas no passado mas continuam dinâmicas e vivinhas no momento presente.
Em hora de muita sorte decidi que gostaria de trabalhar em educação. Considero-me a lucky guy por essa escolha. Mas ainda há muito por fazer e eu continuo com a energia e o entusiasmo de um "jovem" professor. Quero continuar a fazer a minha pequena parte nesse nobre mutirão, enquanto estiver on stage. A minha biografia é a work in progress.
formação acadêmica
Amadeu Marques é formado em Língua Inglesa pela UFERJ (atual UFF), tem o Certificado de Proficiência em Inglês pela University of Michigan, EUA, o Certificado de Proficiência em Inglês da University of Cambridge, Reino Unido, o Certificado de Proficiência em Inglês falado e compreensão, com grau de distinção, da ARELS (Association of Recognised English Language Schools), do Reino Unido, o Certificado conferido pela Regent School of English, Londres, Reino Unido, e o Certificado conferido por EF International Language Centers, Cambridge, Reino Unido, tendo neste alcançado o C1 EFCELT Level/Council of Europe Level.
Foi professor por mais de 30 anos em escolas públicas, particulares, cursos pré-vestibulares e de idiomas no Rio de Janeiro. Escreveu apostilas para os cursos pré-vestibulares, as quais foram os embriões de seus livros didáticos e paradidáticos, editados em diversos níveis desde 1978. A longa experiência em sala de aula tem norteado sua reconhecida produção literária e lexicográfica.